ATENÇÃO FARMACÊUTICA
TEMPO DE ESTUDO
30 MINUTOS
DIFICULDADE
FÁCIL
PROBABILIDADE
CAI EM 40% DAS PROVAS
LEITURA
É a interação direta do farmacêutico com o usuário, visando uma farmacoterapia racional e a obtenção de resultados definidos e mensuráveis, voltados para a melhoria da qualidade de vida.
Definição 1
“É um modelo de prática farmacêutica, desenvolvida no contexto da Assistência Farmacêutica. Compreende atitudes, valores éticos, comportamentos, habilidades, compromissos e co-responsabilidades na prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde, de forma integrada à equipe de saúde.
É a interação direta do farmacêutico com o usuário, visando uma farmacoterapia racional e a obtenção de resultados definidos e mensuráveis, voltados para a melhoria da qualidade de vida. Esta interação também deve envolver as concepções dos seus sujeitos, respeitadas as suas especificidades bio-psico-sociais, sob a ótica da integralidade das ações de saúde”.
Definição 2
Atenção Farmacêutica é o conjunto de ações, promovidas por um farmacêutico, em colaboração com os demais profissionais de saúde, que visam promover o uso racional dos medicamentos e a manutenção da efetividade e segurança do tratamento.
Definição 3
Segundo a Organização Mundial da Saúde a atenção farmacêutica é um conceito de prática profissional na qual o paciente é o principal beneficiário das ações do farmacêutico. A AF é o compêndio das atitudes, os comportamentos, os compromissos, as inquietudes, os valores éticos, as funções, os conhecimentos, as responsabilidades e as habilidades do farmacêutico na prestação da farmacoterapia com o objetivo de obter resultados terapêuticos definidos na saúde e na qualidade de vida do paciente.
Comentários
Explicitou-se o entendimento da Atenção Farmacêutica como modelo de prática desenvolvido no contexto da Assistência Farmacêutica, na perspectiva da integralidade das ações de saúde.
Houve consenso de que Assistência e Atenção Farmacêutica são conceitos distintos. A Atenção Farmacêutica refere-se a atividades específicas do Farmacêutico no âmbito da atenção à saúde do paciente, enquanto a Assistência Farmacêutica envolve um conjunto mais amplo de ações, com características multiprofissionais e o principal objeto é a atenção ao medicamento.
Referente aos termos “paciente, cliente, usuário e usuário-cidadão”, houve consenso quanto ao emprego do termo “usuário”, a partir das discussões em torno dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Componentes da prática profissional para o exercício da Atenção Farmacêutica no Brasil
Num primeiro momento, optou-se por buscar consensos mais amplos, os quais são fundamentais para o posterior estabelecimento das ações específicas e integrantes do nível operacional. Houve consenso de que os componentes específicos gerados nos grupos constituem importantes subsídios para o aprofundamento das discussões, cujo processo deverá ocorrer oportunamente, buscando consensos quanto aos elementos constitutivos da prática da Atenção Farmacêutica.
Os macro-componentes resultantes da busca do consenso são os seguintes:
1. Educação em saúde (incluindo promoção do uso racional de medicamentos);
2. Orientação farmacêutica;
3. Dispensação;
4. Atendimento Farmacêutico;
5. Acompanhamento/seguimento farmacoterapêutico;
6. Registro sistemático das atividades, mensuração e avaliação dos resultados.
Interface entre Atenção Farmacêutica e Farmacovigilância
A Atenção Farmacêutica é uma das entradas do sistema de Farmacovigilância, ao identificar e avaliar problemas/riscos relacionados a segurança, efetividade e desvios da qualidade de medicamentos, por meio do acompanhamento/seguimento farmacoterapêutico ou outros componentes da Atenção Farmacêutica. Isto inclui a documentação e a avaliação dos resultados, gerando notificações e novos dados para o Sistema, por meio de estudos complementares.
Na medida em que o Sistema de Farmacovigilância retro-alimenta a Atenção Farmacêutica, por meio de alertas e informes técnicos, informações sobre medicamentos e intercâmbio de informações, potencializa as ações clínicas individuais (acompanhamento/seguimento, dispensação, educação...), outras atividades de Atenção e Assistência Farmacêutica como o processo de seleção de medicamentos, a produção de protocolos clínicos com prática baseada em evidências, integrada nas ações interdisciplinares e multiprofissionais, entre outras. Dessa forma, obtém-se a melhora da capacidade de avaliação da relação benefício/risco, otimizando os resultados da terapêutica e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e adequação do arsenal terapêutico.
concursosfarmacia.com.br - Todos os direitos reservados