ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA (CONCEITO)

TEMPO DE ESTUDO

30 MINUTOS

DIFICULDADE

FÁCIL

PROBABILIDADE

CAI EM 75% DAS PROVAS

LEITURA

Definições de Assistência farmacêutica


A assistência farmacêutica é um conceito que engloba o conjunto de práticas voltadas à saúde individual e coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial. É uma atividade multidisciplinar, mas os farmacêuticos são os responsáveis por prestar o conhecimento do uso de medicamentos de forma racional.


A Resolução nº 338, de 6 de maio de 2004 do Conselho Nacional de Saúde, diz que a assistência farmacêutica é conjunto de ações voltadas à promoção, à proteção, e à recuperação da saúde, tanto individual quanto coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial, que visa promover o acesso e o seu uso racional; esse conjunto que envolve a pesquisa, o desenvolvimento e a produção de medicamentos e insumos, bem como a sua seleção, programação, aquisição, distribuição, dispensação, garantia da qualidade dos produtos e serviços, acompanhamento e avaliação de sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população.


Definição Mais Usada

Grupo de atividades relacionadas com o medicamento destinado a apoiar as ações de saúde demandadas por uma comunidade. Envolve o abastecimento de medicamentos em todas e em cada uma de suas etapas constitutivas, a conservação e controle de qualidade, a segurança e a eficácia terapêutica dos medicamentos, o acompanhamento e a avaliação da utilização, a obtenção e a difusão de informação sobre medicamentos e a educação permanente dos profissionais de saúde, do paciente e da comunidade para assegurar o uso racional de medicamentos.


IMPORTANTE!

Assistência Farmacêutica e Atenção Farmacêutica não são a mesma coisa.


Atenção Farmacêutica é o conjunto de ações, promovidas por um farmacêutico, em colaboração com os demais profissionais de saúde, que visam promover o uso racional dos medicamentos e a manutenção da efetividade e segurança do tratamento.


Segundo a Organização Mundial da Saúde a atenção farmacêutica é um conceito de prática profissional na qual o paciente é o principal beneficiário das ações do farmacêutico. A AF é o compêndio das atitudes, os comportamentos, os compromissos, as inquietudes, os valores éticos, as funções, os conhecimentos, as responsabilidades e as habilidades do farmacêutico na prestação da farmacoterapia com o objetivo de obter resultados terapêuticos definidos na saúde e na qualidade de vida do paciente.


Comentários

Explicita-se o entendimento da Atenção Farmacêutica como modelo de prática desenvolvido no contexto da Assistência Farmacêutica, na perspectiva da integralidade das ações de saúde.

Houve consenso de que Assistência e Atenção Farmacêutica são conceitos distintos. A Atenção Farmacêutica refere-se a atividades específicas do Farmacêutico no âmbito da atenção à saúde do paciente, enquanto a Assistência Farmacêutica envolve um conjunto mais amplo de ações, com características multiprofissionais e o principal objeto é a atenção ao medicamento.


Ciclo da Assistência Farmacêutica

O ciclo da Assistência Farmacêutica compreende as seguintes etapas:


- SELEÇÃO

- PROGRAMAÇÃO

- AQUISIÇÃO

- ARMAZENAMENTO

- DISTRIBUIÇÃO

- DISPENSAÇÃO