ANATOMIA HUMANA
TEMPO DE ESTUDO
60 MINUTOS
DIFICULDADE
MÉDIA
PROBABILIDADE
CAI EM 10% DAS PROVAS
LEITURA
Anatomia (do grego ἀνατέμνω anatemnō "cortar em partes") é o campo da biologia que estuda a organização estrutural dos seres vivos, incluindo os sistemas, órgãos e tecidos que os constituem, a aparência e posição das várias partes, as substâncias de que são feitos, a sua localização e a sua relação com outras partes do corpo.
DIVISÃO DO CORPO HUMANO
Para facilitar o estudo, o corpo humano é comumente dividido em:
- Cabeça (Crânio e face)
- Pescoço
- Tronco (Tórax, abdome e pelve)
- Membros Superiores (Ombro, braço, antebraço e mão)
- Membros Inferiores (Quadril, coxa, perna e pé)
SISTEMAS DO CORPO HUMANO
O corpo humano apresenta sistemas biológicos que realizam funções específicas necessárias para a nossa vida.
SISTEMA ESQUELÉTICO
O sistema esquelético humano é o composto de ossos e cartilagens.
O corpo humano possui 206 ossos, divididos em: ossos da cabeça, do pescoço, do ouvido, do tórax, do abdômen, dos membros inferiores e dos membros superiores.
Funções dos ossos
- Possibilita que a pessoa se mantenha em pé de forma ereta
- Movimentação dos membros superiores e inferiores
- Junto às costelas, promove a proteção dos órgãos
- Proteção da medula espinhal
Principais partes do esqueleto humano
Crânio Humano
Presente no topo do esqueleto humano, o crânio é uma caixa óssea mais ou menos esférica, destinada a abrigar a mais importante parte do sistema nervoso, o encéfalo.
Ossos da Face
Destinada a formar o aparelho mastigador e a conter quatro importantes órgãos de sentido, a face é constituída de quatorze ossos: um osso móvel, que é o maxilar inferior, e treze fixos que, em conjunto, formam o maxilar superior.
Ossos do tronco
O esqueleto humano do tronco consta de três partes: coluna vertebral, costelas e esterno:
A coluna vertebral é constituída por 24 vértebras + sacro + cóccix e é considerada uma parte fundamental do esqueleto humano
Na região do pescoço a coluna vertebral é chamada de coluna cervical.
Ossos dos membros superiores
No esqueleto humano, cada membro superior, ou torácico, tem quatro segmentos de ossos: cintura escapular, braço, antebraço e mão.
Ossos dos membros inferiores
Membros inferiores. — Cada membro inferior consta de quatro segmentos: cintura pélvica, coxa, perna e pé.
SISTEMA MUSCULAR
O corpo humano é composto por cerca de 600 músculos, que juntos representam cerca da metade do peso humano. Existem diferentes tipos e formatos de músculos.
Funções dos músculos do corpo (sistema muscular)
O sistema muscular humano é fundamental para a movimentação do esqueleto, produção de calor, postura e sustentação do corpo.
SISTEMA TEGUMENTAR
Epiderme, Derme, Glândulas
A pele humana é o maior órgão de nosso corpo. Na anatomia humana, este órgão é descrito e estudado no sistema tegumentar, que também inclui o cabelo, as unhas e as glândulas.
Funções da pele
a) proteção;
b) sensibilidade;
d) excreção;
e) regulação térmica.
Anexos da pele
- Unhas
- Pelos
- Glândulas
Glândulas sudoríparas
As glândulas sudoríparas, encarregadas de segregar o suor e trazê-lo à superfície da pele, se apresentam como tubos longos e delgados, cuja extremidade profunda se enrola em novelo, para formar na subcútis ou na derme a glândula propriamente dita, e cuja extremidade superficial se abre no exterior, por um orifício, ou poro.
Glândulas sebáceas
As glândulas sebáceas são glândulas em cacho, situadas na derme. Muito menos numerosas que as sudoríparas, encontram-se em todo o tegumento externo, com exceção da face palmar das mãos e face plantar dos pés. Quase todas se abrem nos folículos pilosos. O produto das glândulas sebáceas é o sebo. O caráter gorduroso do sebo é suficiente para impedir a impregnação aquosa da pele, sendo necessária uma longa imersão na água para que a pele inche. O sebo também lubrifica a pele, dificultando a sua ressecação.
Glândulas mamárias
As glândulas mamárias, são consideradas por certos autores como modificações das glândulas sudoríparas, e, por outros, como glândulas sebáceas alteradas na espécie humana. Existem nos dois sexos, mas só na mulher se desenvolvem e funcionam.
SISTEMA URINÁRIO
Sistema responsável pela eliminação da ureia, criada a partir de alimentos consumidos. O sistema é composto por 2 rins, 2 ureteres, a bexiga, os músculos do esfíncter e a uretra.
Vários produtos de alta nocividade para o organismo são levados aos rins através do sangue, que os retiram da circulação e os lançam nas vias urinárias, para a definitiva expulsão.
SISTEMA RESPIRATÓRIO
Sistema responsável pela respiração humana e as trocas gasosas com meio ambiente.
SISTEMA ENDÓCRINO
Sistema o qual se encontram diferentes glândulas importantíssimas para o corpo humano. As glândulas possuem diversas funções, tais como o metabolismo, crescimento e função sexual.
Principais Glândulas do Sistema Endócrino
Tireóide
Localizada no pescoço, a tireóide é uma das maiores glândulas do corpo humano. Atua em diversas funções vitais como: a produção de hormônios (triiodotironina e tiroxina) e regulação de metabolismo.
Dessa forma, o mau funcionamento dessa glândula pode acarretar em doenças como o hipertireoidismo (liberação excessiva de hormônios) o qual acelera o metabolismo e o hipotireoidismo (liberação insuficiente de hormônios) que diminui a ação metabólica do corpo.
Paratireoides
Localizadas no pescoço, ao redor da glândula tireoide, as paratireoides são as menores glândulas do corpo.
Formadas por quatro pequenas glândulas, consideradas dois pares de tireoides (superiores e inferiores), elas atuam na produção do hormônio Paratormona (PTH) cuja função é regular a quantidade de cálcio presente no sangue.
Hipófise
Pequena glândula, do tamanho de uma ervilha, a hipófise, também chamada de “glândula mestra”, está localizada na parte central da cabeça e possui importantes funções como: o controle de outras glândulas, bom funcionamento do metabolismo e a produção de hormônios (ADH e do crescimento).
Pâncreas
Localizado atrás do estômago, o pâncreas é uma glândula mista, visto que faz parte do sistema endócrino (produção de hormônios: insulina, somatostatina e glucagon) e exócrino (liberação do suco pancreático) do corpo humano. Dessa forma, atua na digestão de carboidratos, de proteínas e de gordura.
Suprarrenais
Chamadas também de glândulas adrenais, as suprarrenais estão localizadas acima dos rins e possuem formato triangular.
Responsáveis pela liberação de hormônios no corpo, como o cortisol, a aldosterona, a catecolamina e a adrenalina, essas glândulas atuam também no processo metabólico.
Glândulas Sexuais
As Gônadas ou glândulas reprodutivas, são os ovários na mulher e os testículos nos homens.
Além de produzirem os gametas (óvulos e os espermatozoides), as glândulas sexuais reprodutivas são responsáveis pela produção de hormônios como o estrógeno e a progesterona pelos ovários e a testosterona pelos testículos.
SISTEMA NERVOSO
O Sistema Nervoso controla as ações voluntárias e involuntárias do corpo humano. O sistema é divido em Sistema Nervoso Central e Periférico. O primeiro consiste no Cérebro e na Medula Espinhal, o segundo consiste-se nos Nervos.
SISTEMA CIRCULATÓRIO
O Sistema Circulatório é o conjunto de órgãos responsáveis pela distribuição de nutrientes para as células e o transporte de metabólitos para serem eliminadas pelos órgãos excretores.
Os órgãos que fazem parte do sistema circulatório são:
Coração: É a bomba propulsora que faz o sangue circular por todo o corpo. Localiza-se na cavidade torácica entre os pulmões, no espaço mediastínico. Apresenta-se com a sua parte maior, voltada mais à esquerda do plano mediano.
Vasos sanguíneos: são as vias de transporte por onde o sangue circula. São divididos basicamente em artérias (vasos que saem do coração e conduzem o sangue para todo o corpo), veias (vasos que carregam sangue dos tecidos ao coração) e capilares (vasos sanguíneos microscópicos que se originam das ramificações das artérias e veias e tem como função irrigar as células).
Linfa: fluido produzido quando o sangue passa pelos capilares e vaza para os espaços entre as células.
Vasos linfáticos: são as vias de transporte da linfa. Drenam a linfa do espaço entre as células (espaço intersticial) para as veias subclávias.
SISTEMA DIGESTÓRIO OU DIGESTIVO
Sistema responsável pela digestão dos alimentos consumidos pelo ser humano. Fazem parte desse sistema: boca, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. O fígado e pâncreas produzem sucos digestivos e costumam serem incluídos no sistema.
O QUE É UM ATLAS DE ANATOMIA HUMANA?
Atlas de Anatomia Humana é uma espécie de livro que possui figuras e informações sobre as várias partes do organismo humano.
concursosfarmacia.com.br - Todos os direitos reservados